terça-feira, 27 de julho de 2010

O Maior Problema do Mundo


Já parou pra pensar no tempo que a gente perde pensando? O grande problema do mundo é que o ser humano é um ser "racional" (assim mesmo, entre aspas). É parando pra pensar nas diferenças que surgem as guerras, é parando pra pensar nos preconceitos que aparece o ódio, é parando pra pensar no amor que nasce o sofrimento, é parando pra pensar no que fazer para alcançar sucesso na vida, que muitas vezes obtemos fracassos.
Mais fácil seria se todos nós seguíssemos à risca um mesmo caminho. Quando paramos pra pensar nas escolhas que temos que fazer é que tomamos decisões erradas. Se as pessoas fossem "frias", se não tivessem qualquer tipo de emoção, não haveria a tristeza. Também não haveria a felicidade, mas sem tristeza isso nenhuma falta faria. Não haveriam nem incertezas, nem inseguranças, ou qualquer tipo de violência, nem desequilíbrios naturais supostamente causados por nós, ou o medo da escassez de água...
Mas isso tudo é devaneio, continuamos pensando e agindo errado, sem parar pra pensar realmente no que estamos fazendo, acumulando problemas, guerreando uns com os outros, mais pela soberba e pelo egoísmo do que por qualquer outro motivo, amando, sofrendo e pensando que sempre os outros são responsáveis pelos grandes problemas do mundo.
Sim, a gente reclama o tempo todo de tudo, mas não percebe que o maior problema do mundo são as pessoas que estão nele, se não fôssemos nós - os causadores de tudo - problema nenhum existiria, então de quê adianta botar a culpa em Deus, nos Estados Unidos, no PT, ou seja lá em quem for?
Já que não é possível exterminar a "racionalidade" humana, o que resta é usar o dom do pensamento a nosso favor, para que o mundo deixe de ter tantos problemas, e para que nós, quem sabe em um dia distante, possamos nos orgulhar de sermos seres que têm a capacidade de decidir seu próprio futuro.

Um comentário: